Sugestões de termos e frases para relatórios de alunos da Educação Infantil e anos iniciais do Fundamental


Sugestão de termos palavras frases para relatórios de alunos crianças da educação infantil comportamento emocional social


Todos professores da Educação Infantil e alguns dos anos iniciais do Ensino Fundamental têm de lidar com o desafio de escrever algumas dezenas de relatórios todo bimestre ou trimestre.

Uma das partes mais difíceis na elaboração dos relatórios é escolher quais termos usar para descrever determinado evento ou habilidade (ou falta dela) observada na criança.

Aqui vão algumas dicas de frases que podem ser incluídas nos relatórios em relação ao comportamento social, motivação e iniciativa:


Sempre...

Frequentemente...

Comumente...

Às vezes...

Nunca...
Consegue falar sobre seu próprio comportamento e suas consequências. (p. ex. a criança descreve a relação causal do próprio comportamento: “se eu fizer isso, acontece aquilo; aconteceu aquilo porque fiz isso”)

Lida com novas tarefas com confiança.

Pode controlar sua atenção e resistir a distrações.

Busca ajuda de forma adequada quando precisa.

Persiste nas tarefas frente às dificuldades.

Consegue resolver conflitos sociais com os colegas.

Durante atividades, compartilha e reveza sua vez.

Envolve-se em atividades cooperativas com colegas.

É consciente dos sentimentos dos outros e ajuda a confortá-los.

É consciente de seus pontos fortes e limitações.

Consegue descrever/ expressar sobre como fez algo ou o que aprendeu recentemente.

Consegue descrever ou falar sobre futuras atividades planejadas

É capaz de fazer escolhas e decisões fundamentadas

Faz perguntas e sugere respostas

Usa estratégias ensinadas anteriormente, aplicando-as em novos contextos ou situações-problema.

Adota termos ou linguagem ouvida anteriormente para propósitos próprios.

Desenvolve estratégias ou maneiras próprias de executar tarefas

Planeja tarefas, metas e objetivos próprios

Gosta de resolver problemas

Encontra recursos próprios para resolução de problemas

...com orientação de adultos.


...independente de orientação de adultos.






Compartilhe:

Compartilhar no WhatsApp