Sugestões de termos e frases para relatórios de alunos da Educação Infantil e anos iniciais do Fundamental

Todos
professores da Educação Infantil e alguns dos anos iniciais do Ensino
Fundamental têm de lidar com o desafio de escrever algumas dezenas de relatórios
todo bimestre ou trimestre.
Uma das
partes mais difíceis na elaboração dos relatórios é escolher quais termos usar
para descrever determinado evento ou habilidade (ou falta dela) observada na
criança.
Aqui vão algumas
dicas de frases que podem ser incluídas nos relatórios em relação ao
comportamento social, motivação e iniciativa:
Sempre...
Frequentemente...
Comumente...
Às vezes...
Nunca...
|
Consegue
falar sobre seu próprio comportamento e suas consequências. (p. ex. a
criança descreve a relação causal do próprio comportamento: “se eu fizer
isso, acontece aquilo; aconteceu aquilo porque fiz isso”)
Lida com
novas tarefas com confiança.
Pode
controlar sua atenção e resistir a distrações.
Busca
ajuda de forma adequada quando precisa.
Persiste
nas tarefas frente às dificuldades.
Consegue
resolver conflitos sociais com os colegas.
Durante
atividades, compartilha e reveza sua vez.
Envolve-se
em atividades cooperativas com colegas.
É consciente
dos sentimentos dos outros e ajuda a confortá-los.
É
consciente de seus pontos fortes e limitações.
Consegue
descrever/ expressar sobre como fez algo ou o que aprendeu recentemente.
Consegue
descrever ou falar sobre futuras atividades planejadas
É capaz
de fazer escolhas e decisões fundamentadas
Faz
perguntas e sugere respostas
Usa
estratégias ensinadas anteriormente, aplicando-as em novos contextos ou
situações-problema.
Adota
termos ou linguagem ouvida anteriormente para propósitos próprios.
Desenvolve
estratégias ou maneiras próprias de executar tarefas
Planeja
tarefas, metas e objetivos próprios
Gosta de
resolver problemas
Encontra
recursos próprios para resolução de problemas
|
...com
orientação de adultos.
...independente
de orientação de adultos.
|